Por terra, mar e ar

<font color=0094E0>Todo o desporto na Festa</font>

Numa altura em que as verbas do Estado para o desporto são praticamente todas canalizadas para o futebol e as modalidades profissionais, a Festa do Avante! ganha cada vez mais importância na divulgação das modalidades amadoras e do movimento associativo que, sem quaisquer propósitos de lucro, continuam a dinamizar a prática desportiva de forma insubstituível. Este ano será ainda melhor.
Paulo Júnior, Orlando Garcia, Mário Cunha e Vítor Fonseca têm a responsabilidade de coordenar todos os eventos desportivos da Festa do Avante! 2003. Os quatro, ligados ao movimento associativo e desportivo, enaltecem a importância e as excelentes relações do PCP na divulgação das várias práticas desportivas e na participação de dezenas de clubes e associações que sempre deram e continuam a dar um apoio fundamental ao sucesso do desporto na grande Festa da Atalaia.
O PCP é o único partido em Portugal que realiza eventos desportivos e assume esta iniciativa como prova de que é possível outra política para o desporto, que apoie e incentive à prática desportiva todas as gerações de portuguesas e portugueses.
É uma tarefa complexa, tendo em conta as 27 modalidades e os milhares de praticantes que fazem deste um dos maiores acontecimentos desportivos do País.
Só no apoio logístico para todos os eventos são envolvidos mais de 300 camaradas e amigos.
Até à sexta-feira da Festa, a preparação de todo o programa divide-se em três fases: primeiro, o Gabinete de Estudos e Projectos da Festa apresenta um esboço da chamada «Cidade do Desporto»; depois é a fase de contactos com todos os organismos e organizações do Partido e o movimento associativo que, em conjunto, preparam o programa; por fim, tudo é implantado no terreno, de forma que nada falhe durante esta grande jornada desportiva de três dias.
Orlando Garcia contou ao Avante! que, além da grande variedade de modalidades terrestres, aéreas e marítimas, o desporto na Festa mantém a característica de se destinar a todos os escalões etários, e de dar também destaque à prática desportiva feminina, «quase sempre esquecida». Também o desporto para deficientes tem o seu lugar.
como o desporto para deficientes», afirmou.
Para Paulo Júnior, em Portugal, «não se fomenta o desporto com raízes populares». Ao recordar a «incúria do Governo em relação a todas as modalidades amadoras e o desprezo pelos desportos tradicionais», aquele responsável considera, por isso, a Festa como o grande momento de alternativa devido à atenção dada a todas essas modalidades.


Dinheiro mal gasto

O Governo decidiu-se pela construção de dez estádios de futebol para o Euro 2004, situação que os organizadores do desporto na Festa não quiseram deixar passar em claro. Para eles, como para o PCP, o desprezo a que tem sido votado o desporto amador reflecte-se de forma nítida agora, com o investimento «megalómano no futebol profissional, mais uma vez em detrimento das restantes modalidades, principalmente as amadoras». Para Paulo Júnior, «todo esse dinheiro podia ser mais bem gasto no apoio ao desporto amador».
Vítor Fonseca deu como exemplo a construção do novo estádio em Faro. Aqui, «não se sabe sequer quem o vai utilizar e responsabilizar-se pela sua manutenção, prevê-se que a lotação nunca esgote e que, em termos de despesas, resulte num enorme prejuízo, não se sabendo sequer quem o vai pagar», afirmou, salientando que «se esse capital fosse transferido para o desporto popular poder-se-iam criar vários gimnodesportivos que tanta falta fazem ao País».
Mário Cunha recordou, no que diz respeito à construção de infraestruturas desportivas, que «as câmaras municipais gastam muito mais em investimentos nessas modalidades do que o próprio Estado», e recordou a situação que continuam a viver milhares de jovens por não existirem pavilhões para as práticas desportivas em muitas escolas.
Vítor Fonseca lembrou algumas das maiores dificuldades que o desporto amador atravessa. Recordou que os pequenos clubes recebem pouca quotização, muitos comerciantes deixaram de os apoiar, e fez saber da excepção que são as autarquias comunistas que, «apesar das enormes dificuldades financeiras, nunca deixam de prestar o apoio possível ao movimento associativo desportivo, ao contrário de municípios geridos por outros partidos.
O desporto na Festa é, por todas estas características, a prova de que, com o PCP, é possível uma política diferente que privilegie a prática desportiva de cada vez mais pessoas, o chamado desporto de massas como alternativa ao desporto profissional com características elitistas, monopolizador das verbas destinadas à prática desportiva de todo o povo português, cada vez mais transformado em «contemplador do desporto profissional, sem praticar qualquer tipo de modalidade», como referiu Orlando Garcia.

Desporto para todos os gostos

As disciplinas desportivas dividem-se entre os desportos por terra, mar e ar.
As damas (com o mestre José Pereira), xadrez (com a presença do mestre Álvaro Pereira) e o Mah-jong, completam as modalidades de tabuleiro.
As setas terão a colaboração do C. R. do Feijó.
No futesal infantil masculino haverá um encontro entre o Casa Pia Atlético Clube e a Santa Casa da Misericórdia do Seixal.
Em seniores, o Lisboa vai defrontar o Cerrado F. C. de Almada.
O andebol vai estar representado através do encontro de infantis mistos entre o Vitória Futebol Clube, de Setúbal, e o Almada Atlético Clube.
Este ano, a demonstração de ginástica no solo será efectuada pelo C.D.Águias de Camarate, enquanto os trampolins têm demonstração garantida através do Clube Brasileiro «Os rouxinóis».
Várias serão as demonstrações de dança, interpretadas pelo Clube Desportivo e Recreativo Cavaquinhas, o C. D. do Fanqueiro e o Clube Português de Cultura e Recreio. O programa de dança completa-se com o Clube de Dança do Ventre dos «Dança Também».
Nas artes marciais, o karaté (a cargo da Casa do Povo de Corroios), o aikido (Desportivo de Portugal) e o tai-chi-chuan (classe do mestre Fontes), têm presença garantida, bem como o judo, apresentado pelo CCD do Pragal/Almada.
Nos desportos radicais, o skate, BMX e os patins em linha estão a cargo do Radical Skate Clube da Amadora.
A capoeira conta com demonstrações pela Associação Muzenza.
O jogo do pau, petanca, malha, chinquilho, escalada, judo, cicloturismo e corrida completam o programa em terra firme, com a participação especial da equipa campeã nacional de futebol de salão, o G. D. R. del Negro que vai defrontar o Vitória Futebol Clube, de Setúbal, e ainda as sessões de dança.
Nunca esquecidos e sempre enaltecidos perante um público que enche por completo as bancadas do recinto desportivo da Atalaia, o basquetebol em cadeiras de rodas regressa à Festa com uma demonstração onde se irão confrontar a Associação Portuguesa de Deficientes de Lisboa e a Associação Portuguesa de deficientes de Sintra.
No mar, o grande acontecimento vai para a prova de canoagem em Kaiak de mar, a contar para o calendário oficial do campeonato nacional desta modalidade, num percurso que atravessa a Baia do Seixal com a meta junto à zona do Lago da Festa.
Sempre bastante participado, o concurso de pesca desportiva vai levar, de novo, centenas de pescadores a mostrarem o que valem.
Nas modalidades aéreas, mais uma vez o Slaid, aberto aos visitantes que queiram experimentar, e o paraquedismo que promete fazer voar de novo mais alto a bandeira comunista, completam o programa desportivo deste ano, que conta ainda com um debate sobre «A mulher e o desporto em Portugal».
Este debate têm como convidados, uma atleta feminina olímpica, o seleccionador nacional de futebol de onze feminino, Nuno Cristóvão, a capitã da selecção nacional de futebol de onze feminina, e a moderadora será Isabel Cruz.

Desportos tradicionais

São muitas as modalidades tradicionais portuguesas nesta edição da Festa do Avante!.
Assim, mais uma vez estará presente a malha grande e a malha pequena, em torneios organizados para o efeito.
A Festa do Avante! é o único local onde se realiza uma prova de chinquilho - malha grande, de âmbito nacional.
No passado dia 27 de Julho, teve lugar, no Montijo, o torneio de chinquilho - malha grande para apurar os finalistas à Atalaia.
Com a organização a cargo do União Futebol Clube Jardiense, o torneio contou com 9 equipas em representação dos Concelhos do Montijo, Moita, Palmela, Setúbal e Sesimbra.
Os apurados foram o U.F.C. Jardiense, do Montijo, o Café Caixense de Sesimbra e o F. C. Forninho de Palmela.
Realizou-se ainda uma prova de malha corrida que teve como vencedor Adelino Lacerda do F. C. Forninho, que fez o pleno com 6 malhas, em 6 possíveis.
Não faltará também, vinda propositadamente de Trás-Os-Montes, uma demonstração de jogo do pau por parte do CRCD de Brejo de Faria. Trata-se de uma prática proveniente «de lá do Marão», das terras de Miranda do Douro, imagem de referência da região juntamente com a gaita de foles e o dialecto «mirandum».
A cargo da Organização Regional de Grândola está o torneio de petanca.
A malha pequena feminina tem marcado um interessante confronto entre a A. R. P. de Pinhal dos Frades e o B. C. Recreativo e Desportivo Parque Verde.
Muitas destas modalidades têm momentos dedicados à participação popular de todos os visitantes da festa que, para o efeito, devem apenas comparecer nos locais e inscreverem-se.

Corrida da Festa
O grande momento desportivo

O momento desportivo mais importante da Festa do Avante! é, devido à quantidade de participantes, a corrida da Festa, que leva às estradas do concelho do Seixal largas centenas de praticantes, federados e amadores, de todas as idades.
Assim, no domingo da Festa, pelas 9.30 horas, os corredores vão partir para uma prova de estrada de cerca de dez quilómetros, aberta à participação voluntária e gratuita de todos os que queiram correr, representando clubes federados ou não, ou como atletas individuais.
A prova divide-se em escalões: juniores, seniores, veteranos I, veteranos II, veteranos III veteranos IV e veteranos V, em masculinos, e juniores, seniores e veteranas femininas.
O primeiro prémio para os vencedores absolutos masculinos e femininos são uma viajem à Madeira de 4 dias, com pequeno almoço incluído a gozar no mês de Outubro.
As quinze primeiras equipas recebem troféus ou taça. Também os classificados do 1.º ao 3.º lugares em cada escalão, levarão para casa o troféu ou a taça.
Até ao classificado 1100.º, serão oferecidas camisolas, e todos os que terminam a prova tem direito ao acesso gratuito à Festa após apresentarem o diploma de participação devidamente identificado.

As inscrições são gratuitas
e devem-se efectuar até 31 de Agosto para:
Corrida da Festa do Avante!
Quinta da Atalaia, Av. Baia do Seixal
2845 - 415 Amora - Seixal
Tel.: 212224000 - Fax: 212272516
(Das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00)
E-mail: [email protected]


Atenção:Os atletas não devem ter nenhuma contra-indicação médica para a prática da corrida.


Mais artigos de: PCP

TAP pública e unida tem futuro

A célula do PCP na TAP considera que os bons resultados do primeiro semestre do ano comprovam a viabilidade da companhia aérea nacional enquanto empresa pública.

Água pública e barata!

O PCP opõe-se às tentativas de privatização e aumento de preços da água e saneamento que várias autarquias PS e PSD pretendem implementar.

Interior do Porto é discriminado

O PCP acusa o «poder político» de discriminar e não investir no interior do distrito do Porto. Esta foi a principal conclusão do Mandato Aberto ao concelho de Felgueiras, realizado pela Direcção da sub-região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, que contou com a presença do deputado eleito pelo distrito do Porto, Honório...

Portas é o foco

As justificações públicas de Silva Viegas para a sua demissão «têm de merecer a análise e a reflexão de todos os portugueses e, desde logo, do Presidente da República», considera o PCP.

<font color=0094E0>Cidade da juventude, espaço de futuro</font>

Todos os anos reinventada e totalmente renovada, a Cidade da Juventude promete um mundo de surpresas e novidades que, para Nélson Silva, um dos responsáveis deste espaço, é o «ponto de encontro privilegiado para muitos milhares de jovens que visitam a Festa.

<font color=0094E0>«O sol quando nasce é para todos»</font>

A exposição que vai estar patente no espaço de Ciência e Tecnologia do Pavilhão Central da Festa do Avante! é, este ano, dedicada aos recursos energéticos. O título, «O sol quando nasce é para todos», elege as energias alternativas como solução para a grave crise de recursos que o mundo atravessa, e a luta dos povos contra o capitalismo como único caminho para preservação da vida à face da terra. Fomos falar com o colectivo de camaradas responsáveis pela organização da mostra e procurámos saber, a menos de um mês do início da Festa, o que se está a preparar.

<font color=0094E0>Um mundo de tentações</font>

Para quem ama a leitura, a Festa do Livro é uma verdadeira tentação, devido à grande diversidade e qualidade de títulos à disposição.Numa área de 800 metros quadrados, mais de cem mil volumes estão à disposição dos leitores que, graças à Feira de Saldos, podem adquirir obras com descontos que podem ir até 70 por...

<font color=0094E0>EP, o ingresso da solidariedade</font>

Quanto mais cedo se compra a Entrada Permanente, mais receitas tem a própria Festa para a sua realização. Por outro lado, estamos num ano de intensa actividade político-partidária, para o qual o financiamento do Partido é fundamental. É principalmente por estes dois motivos que é tão importante que todos os militantes e...

<font color=0094E0>Informar, Esclarecer, Agir</font>

No contexto de uma violenta ofensiva à escala mundial, encabeçada pelos EUA, pelo controle dos recursos energéticos, o espaço de Ciência e Tecnologia no Pavilhão Central vai também ser palco de debates sobre as mais candentes questões da actualidade nesta matéria.Pretendendo abordar com os compromissos assumidos em...